Os ambientes industriais apresentam vários riscos ocupacionais à saúde e segurança dos trabalhadores. Por isso, manter o funcionamento correto de todos os ambientes fabris e da qualidade dos produtos e serviços é essencial!
Segurança industrial é um conjunto de medidas e ações que procura manter a proteção para os trabalhadores em seu ambiente profissional.
Como se supõe, seu objetivo é evitar acidentes e minimizar ameaças ou riscos que possam prejudicar os funcionários ou a infraestrutura das indústrias.
A segurança industrial consiste na aplicação das normas regulamentadoras, o gerenciamento dos riscos ocupacionais (GRO) e a implantação de práticas da saúde e segurança do trabalho inseridas no contexto do ambiente industrial.
No Brasil, quem define as normas e leis para o estabelecimento da segurança do trabalho é o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Essa atuação se dá pela regulamentação em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além da norma regulamentadora nº 4 (NR-4) e das convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) autenticadas em território brasileiro.
Além do mais, todas as empresas privadas e públicas são obrigadas a contar com profissionais de Segurança do Trabalho conforme o estabelecido pelo MTE.
Apesar de ser vista como uma obrigação, a segurança do trabalho se responsabiliza pela organização de atividades voltadas para a prevenção, além de atuar para evitar acidentes e pela mudança cultural dentro da empresa.
Funcionários mais preocupados com a própria saúde e com o bem-estar resultam em aumento da produtividade e motivação. Sem contar com a existência de um ambiente com cada vez menos chances para acidentes de trabalho.
O que é acidente de trabalho?
Acidentes de trabalho são definidos pelo art. 19 da Lei 8.213/1991 como ocorrências imprevistas que acontecem em decorrência do trabalho a serviço da organização, do empregador doméstico ou dos segurados especiais.
Para ser categorizado como tal, ele deverá provocar lesão corporal ou perturbação funcional do segurado. Como consequência, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho precisam atingi-lo de alguma forma para que seja considerado, de fato, um acidente de trabalho.
Isso pode ser de maneira permanente ou temporária, ou mesmo resultando na morte do trabalhador.
Se um acidente de trabalho ocorrer na sua empresa, a primeira coisa a ser feita é o atendimento médico. Depois do socorro prestado, o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) deverá ser emitido.
Esse documento é a base para a comunicação com a Previdência Social e somente a partir dele o funcionário poderá receber os benefícios do governo, caso seja preciso.
Acidentes com consequências leves levarão o trabalhador a retomar a função. No entanto, se a lesão for grave, ele deverá ser afastado. Os primeiros 15 dias são custeados pelo empregador e o restante é pago pelo INSS após perícia médica.
Como evitar acidentes de trabalho?
O primeiro passo para evitar acidentes de trabalho é seguir as normas regulamentadoras, uma vez que elas foram criadas justamente com essa finalidade!
Também são utilizados equipamentos de proteção individual e coletiva, e realizados treinamentos e fiscalizações periódicas.
Tudo isso contribui para manter um ambiente de trabalho protegido, proporcionando também mais saúde e bem-estar para o trabalhador durante a execução dos processos industriais.
A segurança deve ser aplicada em todas as atividades laborais, independentemente do nível de dificuldade, do tipo de ferramenta ou máquina.
![Equipamentos de Proteção Individual (EPI).](industria.jpg “.](images/industria.jpg “Como evitar acidentes de trabalho?”) Segurança em ambientes industriais.”)
Algumas práticas são recomendadas para manter a segurança no trabalho, como:
- Utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
- Manter áreas de circulação desobstruídas
- Não obstruir o acesso aos equipamentos de emergências, como macas e extintores
- Informar aos superiores imediatamente sobre a ocorrência de incidentes para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes
- Não executar atividade para a qual não está habilitado
- Não improvisar ferramentas e solicitar a compra de ferramentas adequadas à atividade
- Não fazer brincadeiras durante o trabalho, a atenção deve ser voltada apenas para a atividade que está executando, principalmente em trabalhos de risco
- Orientar aos novos colaboradores, caso tenha, sobre os riscos das atividades
- Não retirar os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos
- Não fumar em locais proibidos
- Evitar realizar trabalhos com pressa
- Conferir máquinas e equipamentos de trabalho antes de iniciar suas atividades
- Não deixar objetos caídos no chão
Para continuar aprendendo sobre o capacete de segurança, EPI muito utilizado, recomendamos que assista o vídeo abaixo.
Compartilhe esse artigo com seus amigos! Tem sugestões ou ficou com dúvidas? Deixe abaixo nos comentários e te responderemos.