O sistema de interfonia nada mais é que o interfone, muito usado em condomínios e empresas para facilitar a comunicação com visitantes e liberar o acesso, sem a necessidade de ir até a porta. Também há modelos mais simples que podem ser utilizados em residências e pequenos comércios, por exemplo.
A interfonia funciona como um telefone comum, permitindo a comunicação por voz entre os pontos.
O funcionamento básico é bem simples e pode ser resumido em 3 etapas, confira a seguir!
Ligação
O visitante localiza o painel externo do interfone e digita o número referente à unidade particular que deseja visitar, em caso de condomínios, ou o botão único.
Identificação
O morador atende a ligação e identifica o visitante por chamada de voz.
Abertura
O morador abre a porta para o visitante através do interfone instalado em sua casa.
As principais vantagens do sistema são:
- Agilidade na comunicação e liberação do acesso
- Mais segurança, por permitir a identificação à distância antes de autorizar a entrada
- Maior controle de acesso em ambientes corporativos e comerciais
Atualmente, o mercado dispõe de diferentes modelos de sistemas de interfonia e alguns não se limitam apenas ao contato por voz.
Pensando nisso, conheça os tipos de interfones mais indicados para condomínios e residências!
Interfone eletrônico analógico
O Interfone eletrônico analógico é ideal para casas menores, mas que têm uma distância considerável do portão de entrada.
É bastante popular por conta de seu custo benefício, com fácil instalação e manutenção bastante simples. Se o quesito vídeo não for essencial, este é o melhor interfone residencial para você.
Sua composição tem os elementos básicos para uma comunicação segura e clara apenas através de voz: uma pequena caixa com botão é anexada na parte externa da casa e uma espécie de telefone pequeno é instalada no interior da residência.
Assim, quem chega, apenas toca o interfone e pode se identificar. Já o morador pode abrir o portão sem muito trabalho, tudo com só um clique no botão acoplado ao telefone interno!
Um modelo de interfone simples, mas que atende o propósito, além de não abrir mão de qualidade e tecnologia, requisitos em que todas as fabricantes desses aparelhos investem cada vez mais!
Interfone digital com câmera
O Interfone com câmera traz um diferencial: é possível identificar, através do sistema de vídeo, quem está na entrada da casa.
A instalação também é feita em duas partes, sendo que na parte externa, além da caixa de campainha, há a instalação de uma câmera colocada na altura adequada para identificar o visitante.
Do lado de dentro, o layout do aparelho conta com uma tela para ver a imagem externa e um telefone com o botão para liberar a entrada.
A instalação do interfone eletrônico com câmera é prática e pode ser feita na área da casa que você considerar mais adequada.
Interfone sem fio
O interfone sem fio é um modelo completo e bastante recomendado para residências, permitindo que você atenda a porta e libere a entrada independente do cômodo onde estiver.
A caixa do lado de fora possui apenas um botão como no primeiro modelo. O diferencial está no telefone que atende a chamada no interior da casa, uma vez que ele possui controles para comunicação e abertura do portão.
Algumas marcas possuem modelos que permitem encaminhar a chamada para um número de celular pré-programado, para que você possa liberar o acesso a casa remotamente!
Existem alguns interfones nos quais o visitante pode gravar mensagens de voz e vídeo se o morador não atender. Quando isso acontece, o smartphone do condômino recebe uma notificação e, ao chegar em casa, pode assistir ou escutar as mensagens no terminal de vídeo.
Para continuar aprendendo e descobrir como instalar um interfone, assista o vídeo abaixo!
Gostou desse artigo, mas ficou com dúvidas ou tem sugestões? Deixe abaixo nos comentário e te responderemos!