Infelizmente, a violência está presente em nosso dia a dia, e para ter um lar protegido, cada vez mais pessoas estão recorrendo aos dispositivos de segurança residencial.
Pensando nisso, separamos esse guia com os principais equipamentos de segurança residencial para te ajudar na missão de proteger a sua casa.
Câmeras e sistema de monitoramento
As câmeras de segurança provavelmente são a primeira opção que vem à cabeça de quem está em busca de dispositivos de segurança residencial.
Recentemente, elas começaram a ser mais populares e acessíveis. Se antes eram exclusividade de condomínios e prédios, hoje estão em casas dos mais variados modelos e tamanhos.
As câmeras possuem um efeito inibidor muito grande, principalmente, quando posicionadas de maneira que quem passa na rua possa vê-las.
O medo de ser filmado ou flagrado faz com que os assaltantes prefiram investir em alvos mais fáceis.
Entretanto, em alguns casos, não basta instalar uma câmera para realmente ter segurança dentro de casa.
Nessas situações, os sistemas de segurança por TV são uma ótima opção, uma vez que eles monitoram toda a movimentação na residência, registram as imagens e, em alguns modelos, áudio.
Os sistemas de monitoramento são capazes de armazenar os vídeos e são conectados a uma central de segurança.
Outra vantagem é que alguns sistemas permitem que o morador acompanhe a movimentação da casa pelo smartphone enquanto está no trabalho, por exemplo.
Sistemas mais avançados de TV e câmera de segurança são sincronizados com empresas especializadas que ativam a polícia em casos de ameaças e invasões.
As câmeras também devem ser utilizadas com um sistema de alarme de segurança residencial que detecta e avisa sobre a invasão.
Ao optar por esse dispositivo de segurança residencial tenha certeza que está investindo em uma câmera de qualidade, que captura imagens com boa definição.
Consulte profissionais da área, que sejam especializados em sistemas de câmera, e faça uma instalação correta, sem pontos cegos e com a qualidade necessária para proteger a sua família 24 horas.
Porteiro eletrônico
O interfone ou porteiro eletrônico, é uma medida de segurança para que ninguém da sua família precise ir até a porta ou à janela para atender quem tocou a campainha.
Ele diminui as chances de ser rendido por um criminoso e aumenta a sua proteção.
Atualmente, você pode optar por modelos modernos de porteiros eletrônicos com câmeras que permitem que você identifique por imagem quem é a pessoa que está do outro lado.
Essa é uma das formas mais seguras de controlar o acesso em casas e apartamentos que não possuem portaria.
Portões automáticos
A entrada e saída dos moradores da casa pode ser vista como uma oportunidade de invasão para criminosos, afinal, as portas ficam literalmente abertas.
Além disso, os moradores ficam mais expostos ao terem que sair do carro para fechar portas e portões.
Por isso, muito se fala sobre dispositivos de segurança residencial que usam automação de abertura e fechamento de porta, mediante o acionamento de um controle remoto.
Além de que, esses sistemas também ampliam a velocidade de abertura e fechamento de portões, evitando abordagens e invasões inesperadas.
Você pode usar o sistema de porteiro eletrônico em conjunto com os portões automáticos e fechaduras elétricas, proporcionando ainda mais segurança para a sua residência.
Fechaduras eletrônicas
As fechaduras eletrônicas são mais seguras e resistentes às tentativas de arrombamento. Além dos modelos tradicionais com o uso de chave, atualmente, o mercado oferece algumas opções de fechaduras eletrônicas que usam biometria e senhas para liberação de acesso.
Alarmes
Os alarmes são um dos dispositivos de segurança residencial mais conhecidos e usados por grande parte da população.
Como os assaltantes não sabem que existe alarme, ele tem pouca valia na inibição da ação dos criminosos. Entretanto, se posicionados nos locais certos, podem prevenir roubos, assustando criminosos e fazendo-os fugir do local, antes de concluírem o furto.
Para um uso realmente efetivo, o alarme de segurança residencial deve estar conectado a uma central de monitoramento que vai agir em caso de invasão.
Uma dica de segurança residencial é combinar os alarmes com o uso de câmeras de segurança, cercas elétricas e sensores de iluminação por movimento.
Cercas elétricas
As cercas elétricas são boas opções de itens de segurança residencial para casas que estão próximas a terrenos vazios.
É instalada sobre e ao redor do muro emitindo uma descarga elétrica não nociva ou letal. A cerca elétrica tem poder inibidor e, quando conectada ao alarme, possui ainda mais eficácia ao espantar o assaltante.
Lembre-se de incluir o aviso que informa os riscos da cerca, e se julgar necessário, instale uma câmera de segurança.
A cerca elétrica é um dispositivo de segurança residencial que exige uma série de manutenções periódicas, mas pode ser uma boa opção para quem possui casas fora de condomínios, por exemplo.
Controles de acesso
Muito usados em condomínios e prédios que possuem muitas pessoas circulando ao longo do dia, os controles de acesso ampliam a proteção de moradores e funcionários.
Como o próprio nome sugere, o controle de acesso monitora a entrada e saída de moradores e visitantes, bem como de entregadores, colaboradores e demais passantes.
Existe um leque de opções de itens para controle de acesso que incluem também alguns dos dispositivos de segurança residencial que já falamos até aqui, como câmeras, alarmes e fechaduras eletrônicas.
Para continuar aprendendo sobre as fechaduras eletrônicas, recomendamos que assista o vídeo abaixo!
Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos! Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos.