Em um sistema de segurança e monitoramento eletrônico, o gravador digital é um dos dispositivos mais importantes para garantir o sucesso do sistema. Pensando nisso, separamos um artigo completo sobre o DVR. Então, vamos lá pessoal!
Gravadores digitais são equipamentos que conectam câmeras, recebem e gravam imagens, permitem o acesso remoto, gerenciar e executar ações configuradas pelo administrador sem o auxílio de um computador.
Existem duas tecnologias para estes equipamentos, o DVR (Digital Video Recorder) e o NVR (Network Video Recorder). Cada uma destas tecnologias possuem recursos, características e custos distintos.
Embora ambos possuam a mesma funcionalidade, no caso da segurança residencial, os DVRs tendem a ser os mais populares, já que custam menos e cumprem com o desejado.
O que é DVR?
DVR, sigla utilizada para Digital Video Recorder, nada mais é do que um dispositivo eletrônico que possibilita a gravação de vídeos em formato digital em unidade de disco.
Ele pode ser utilizado tanto por pessoas que buscam mais segurança em suas residências, quanto por empresas que precisam de mais proteção em seus negócios.
O DVR possibilita o acesso remoto a estas imagens, permitindo um melhor monitoramento do ambiente.
Apesar de ser um gravador digital, o DVR é considerado um sistema analógico que pode gravar vídeos tanto de uma fonte digital, como de câmeras analógicas através de cabos coaxiais.
Ele oferece funcionalidades aprimoradas, como a capacidade de pesquisar gravações de eventos ou classificá-los por hora e data, proporcionando assim, muita praticidade e facilidade.
Para quem precisa de uma ferramenta de baixo custo e que funcione com gravações mais básicas, o DVR é o mais indicado.
Funcionamento do DVR
O DVR possui um sistema de gerenciamento simples e de fácil configuração. Sendo assim, possui diversos modelos, e em alguns deles já vêm com o HD para salvar as imagens, já em outros é necessário adquirir.
Além disso, ele tem permissão para visualizar as imagens em tempo real por meio da internet. É possível também acessar por dispositivos móveis.
O software além de permitir gravar os vídeos e imagens, ainda possui a opção de exportá-las para outros dispositivos. Dessa forma, para realizar a visualização das capturas ao vivo, ele conta com saída VGA e HDMI para conexão com TVs e monitores.
Além disso, ao armazenar as imagens ele comprime o tamanho dos arquivos de vídeos e áudios garantindo uma maior qualidade e estabilidade das transmissões via internet.
Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de gravador de vídeo digital.
Principais funções do DVR
Engana-se quem pensa que o DVR é utilizado apenas para gravações de imagens, o que muitas pessoas não sabem é que ele possui outras funções além dessa.
Ele possui algumas funções de gerenciamento de imagens que permitem que o programa grave o que você quer, a partir de um determinado horário escolhido ou por função.
Por exemplo, é possível realizar a configuração para começar a gravar quando movimentos forem detectados em certo horário. Ele também é utilizado para pontos de monitoramento de CFTV para aumentar a segurança.
Principais características do gravador DVR:
- Possui conexão direta via cabo com cada uma das câmeras de segurança do sistema de monitoramento
- Codifica e processa as imagens da câmera analógica ou HDCVI, além de armazená-las. A transmissão para o sistema de armazenamento é por cabo coaxial
- Envia notificações dos eventos de alarme a um aplicativo quando conectado ao cabo de rede
- Modelos de DVR Multi HD suportam a instalação de câmeras IP, otimizando a qualidade das imagens armazenadas
- É um equipamento mais barato, assim como os outros dispositivos de um sistema, como as câmeras analógicas, que não possuem hardware interno para conversão das imagens em dados
Existem também outros aparelhos que são mais modernos, que disparam alarmes e enviam mensagens para o administrador do sistema de vigilância quando algo suspeito é detectado no vídeo.
Portanto, é necessário avaliar quais opções atendem todas as suas necessidades, afinal, o melhor aparelho é aquele que corresponde às demandas do usuário.
Para continuar aprendendo, recomendamos que assista o vídeo abaixo.
Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!