Em geral, os invasores tentam entrar rápido e de forma despercebida em uma casa. Por isso, quanto mais trabalhoso for para terem acesso a uma residência, menor é a possibilidade de tentarem.
Pensando nisso, separamos esse conteúdo com dicas práticas para manter a sua residência protegida, para não ser surpreendido com uma invasão, tentativa de roubo ou qualquer ação que coloque você e sua família em risco.
Dificulte o acesso
Corte galhos de árvores que possam servir para subir ao segundo andar ou pular um muro. Guarde escadas ou outros objetos que possam servir para o invasor acessar o segundo andar.
Além disso, proteja as aberturas no telhado, ar-condicionado e sistemas de exaustão.
Iluminação
Mantenha todas as possíveis entradas bem iluminadas, pode parecer banal, mas uma boa iluminação na parte externa pode inibir ladrões e invasores
Além de passar segurança para quem está na rua chegando à residência, as luzes também possibilitam que tudo possa ser visto com clareza à noite, sem criar pontos de escuridão que servem como esconderijos.
Utilize iluminação com sensor de presença no jardim e em outros caminhos de acesso à casa.
Mantenha a iluminação fora do alcance dos invasores para que as lâmpadas não possam ser removidas ou quebradas.
Utilize iluminação interna para dar a impressão que a residência está ocupada. Entretanto, viajar e manter as luzes ligadas o dia inteiro pode indicar que você está fora da cidade. Se necessário, utilize timers ou sensores fotoelétricos para acender as luzes quando escurecer e apagá-las quando amanhecer.
Dificulte o acesso a informações pessoais
Uma das técnicas mais recentes utilizada pelos assaltantes passa pela identificação dos alvos pelas redes sociais. Ao partilhar as suas férias, viagens ou até o local, fique atento para fazê-lo somente para os amigos.
Peça a um vizinho ou a um amigo para observar sua casa, pegar suas correspondências e para depositar algum lixo em sua lixeira para ser recolhido enquanto você estiver ausente.
Portas e janelas
Muitas vezes, os intrusos entram pela janela, por isso, assegure-se que possui fechaduras de qualidade tanto nas portas como nas janelas.
Proteja a porta dos fundos da mesma maneira que a porta de entrada principal.
Janelas podem ser o principal ponto de violação no momento de um furto. Para quem tem janelas de correr, um pedaço de madeira trava este movimento e oferece mais segurança para a residência.
Considere instalar grades nas janelas, mas certifique-se que elas possam ser facilmente removidas em caso de incêndio ou outra emergência.
Evite muita exposição do interior da sua residência pelas janelas. Se possível, quando não estiver em casa, deixe as cortinas fechadas.
Nas janelas que dão para a rua, o ideal é que os vidros sejam laminados, pois, em caso de tentativa de quebra, ele apenas trinca e não estilhaça.
Instale um “olho mágico” para visualizar visitantes ou interfone para liberar o acesso, sem a necessidade de ir até a porta**.**
Remova árvores ou qualquer outro item que obstrua a visão de portas e janelas.
Troque as fechaduras quando se mudar para uma nova casa ou apartamento.
Certifique-se de manter o portão de sua garagem sempre trancado, mesmo se for se ausentar por poucos minutos.
Cerca e portões
Tenha cerca ou muro alto e, se possível, instale cerca elétrica ou arame de proteção.
Tenha portão eletrônico para carros, evitando descer do carro para abrir o portão.
Instale um sistema de alarme
Um alarme interligando à casa de um parente ou vizinho confiável é uma opção eficaz.
Colocar câmeras de segurança na calçada ou apontadas para as portas de entrada, por exemplo, é uma forma de registrar possíveis invasões e, dessa forma, contatar a polícia.
Vale ressaltar que, atualmente, os sistemas de câmeras podem ser facilmente acessados pelo celular. Ou seja, você consegue analisar a sua residência de qualquer lugar.
Além disso, é viável optar por alarmes com sirene e chaves magnéticas para completar o seu sistema.
Para conhecer mais sobre as fechaduras eletrônicas, recomendamos que assista o vídeo abaixo!
Compartilhe esse artigo! Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos.