Se você está preocupado com a segurança da sua empresa, residência, condomínio ou qualquer outro espaço, um sistema adequado de segurança patrimonial é essencial.

Ele pode trazer muito mais proteção, diminuindo riscos e vulnerabilidades, além de trazer mais tranquilidade para colaboradores, gestores ou moradores.

Confira como escolher o sistema de segurança patrimonial ideal em alguns passos!

Mapeamento das suas maiores vulnerabilidades

O primeiro passo para escolher o sistema de segurança patrimonial ideal é fazer uma análise e um mapeamento de todas as vulnerabilidades. Afinal, o sistema precisa saber exatamente o que irá proteger, de modo a fazer bem este trabalho.

Por isso, o ideal é trazer uma consultoria externa, com uma visão mais experiente de todos os riscos, de modo a garantir que todos eles sejam cobertos.

Procure um sistema que atenda às suas expectativas

Ao ter exatamente toda a lista de vulnerabilidades que a sua empresa apresenta, é preciso procurar no mercado por soluções que lidem com estes potenciais problemas.

Por exemplo, é preciso diferenciar as câmeras internas das externas e a quantidade de cada uma delas de acordo com os pontos de vulnerabilidade. No ambiente de fora da empresa, as câmeras precisam ser mais resistentes para suportar os fatores ambientais.

Outra pergunta importante é se existem janelas nos andares acessíveis. Se sim, talvez seja necessário um sistema que tenha detectores de movimento para essas entradas. O importante é adequar os sistemas com as vulnerabilidades mostradas no passo anterior.

Fique atento a marca

Com segurança não se poupa dinheiro, pois o barato tem o risco de sair bem caro. Isso quer dizer que não adianta muito escolher um sistema para cobrir os fatores de risco, se ele próprio apresenta vulnerabilidades.

Portanto, foque nas marcas mais confiáveis, de modo a minimizar possíveis riscos de falhas no próprio sistema.

Antes de comprar os equipamentos de segurança, é preciso procurar as informações de taxa de grau de proteção. Confira abaixo alguns índices de proteção:

  • IP65: garante que o seu equipamento seja resistente à água, mas não é recomendável tê-la em uma instalação externa onde possa ficar exposta à chuva
  • IP66: garante proteção para instalações externas contra jatos de água e poeira
  • IP67: esse tipo de proteção é suficiente se você precisar emergir seu equipamento de segurança debaixo d’água

Central de monitoramento

Com estes três passos concluídos, é hora de procurar as opções mais valiosas de modo a filtrar o sistema de segurança patrimonial ideal para a sua situação.

Um bom exemplo é aquele que conta com uma central de monitoramento 24 horas.

Se criminosos invadem a sua empresa à noite, o sistema pode ativar a central de monitoramento que irá entrar em contato com a polícia, resultando em uma resposta muito mais rápida, que diminuirá ou eliminará qualquer dano causado pela invasão.

Central de monitoramento 24 horas.
Como escolher um sistema de segurança?

Manutenção do sistema

Mesmo os sistemas de segurança mais confiáveis, assim como qualquer sistema, estão sujeitos a falhas. Por isso, é uma boa prática sempre consultar como é o processo de manutenção dos equipamentos.

Empresas especializadas oferecem manutenção regular dos equipamentos e apresentam mais confiabilidade, garantindo uma segurança muito maior para o seu patrimônio.

Acesso remoto

Por fim, o sistema que permite o acesso remoto é mais uma excelente proposta de valor, apesar de não ser estritamente necessário.

Para muitos gestores, poder acessar o sistema nas férias ou durante o fim de semana, significa muito mais tranquilidade e mais segurança para o patrimônio.

Para continuar aprendendo sobre o grau de proteção IP, recomendamos que assista o vídeo abaixo!

Grau de proteção IP! O que é?
Grau de proteção IP! O que é?

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!