A instalação de uma câmera de segurança traz muitas vantagens na proteção e segurança residencial.
Com tantas tecnologias surgindo a cada dia, escolher o melhor equipamento não é tarefa fácil. Por isso, separamos esse guia com algumas informações que podem te ajudar como escolher câmera de segurança e a fazer a melhor compra.
Analógica x IP
Saber a diferença entre esses dois tipos de câmera de segurança é o primeiro passo na hora de escolher o equipamento mais apropriado para as suas necessidades.
As câmeras de vigilância com tecnologia analógica são as mais simples, de menor custo e não dependem de sinal de Internet.
As câmeras analógicas são instaladas direto na parte elétrica, por outro lado, precisam de um circuito interno de TV para guardar as imagens filmadas.
Dessa forma, embora o custo da câmera possa ser menor, em comparação a câmera IP, a instalação exige mais recursos.
Além da rede elétrica, a instalação requer a conexão de cabos de vídeo e de som com a TV e o gravador. Assim, você deve contratar um profissional especializado para fazer a instalação.
As câmeras IP, por sua vez, são mais modernas e necessitam apenas de um cabo de rede ou de rede de internet sem fio. Uma vez conectada, a câmera manda tudo o que foi gravado para o computador ou celular.
Elas utilizam cabos de rede do tipo PoE (Power over Ethernet), que fazem a alimentação de energia e a transferência de dados ao mesmo tempo, o que simplifica a instalação.
O circuito é completado com um gravador digital de vídeo, que guarda as imagens.
A instalação é bem simples e pode ser feita sem ajuda profissional, basta seguir as instruções do fabricante.
Existem ainda as câmeras de vigilância Wi-Fi que são as mais modernas, versáteis e inteligentes, pois funcionam de forma independente, sem cabos de rede ou gravadores.
Basta um cabo de alimentação de energia e a conexão com a rede de Internet sem fio para configurar uma câmera desse tipo.
Muitas câmeras Wi-Fi possuem sensor de movimento e o usuário define se elas vão gravar o tempo todo ou apenas quando captarem algo.
As imagens são capturadas em formato digital e guardadas em um cartão de memória, inserido na própria câmera.
O usuário pode acessar as gravações e fazer o monitoramento por um aplicativo da fabricante, instalado em seu smartphone, ou diretamente do cartão de memória com um leitor plugado a um computador.
Qual câmera oferece melhor qualidade de imagem?
A tecnologia empregada nas câmeras IP garante imagens de boa qualidade, com ótima resolução. Portanto, isso significa ver rostos e imagens de fundo com boa nitidez.
Já as analógicas, em geral, oferecem imagens menos definidas, por isso, devem ser colocadas em locais com boa iluminação e utilizadas para filmar coisas que estão mais próximas. Entretanto, existem algumas opções de alta resolução que ainda usam o padrão analógico.
Existem diversos tipos de câmeras analógicas e IP, nós do Alarmes e Câmeras já ensinamos e vale a pena conferir!
As câmera possuem algumas características mais relevantes na hora de escolher um equipamento de segurança para o seu imóvel, as principais são:
- Fácil acesso das imagens
- Alta resolução das imagens na visualização, gravação e transmissão
- Nitidez em objetos e pessoas
- Facilidade de instalação do IP com a rede
- Inteligência embutida por natureza na tecnologia
- Possibilidade de inteligência estratégica
- Escalabilidade e flexibilidade do projeto
- Maior custo-benefício com o equipamento
- Oportunidades em diversos segmentos
Se você deseja aprender como automatizar a sua câmera de segurança e controlá-la pelo celular, recomendamos que assista o vídeo abaixo.
Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Deixe abaixo nos comentários e te responderemos.