Com o crescente aumento do nível de criminalidade, a melhor solução é investir em sistemas de segurança, como câmeras, sensores, alarmes e soluções para melhorar a segurança dos imóveis. Pensando nisso, preparamos um guia completo com os modelos de câmeras de segurança e as suas principais aplicações. Então, vamos lá pessoal!
Um circuito fechado de televisão (CFTV) é um sistema de monitoramento realizado através de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, que disponibiliza as imagens através de monitores/smartphones e realiza a gravação para registro de eventos desejados ou indesejados.
Tipos de câmeras de segurança
Confira a seguir, características e aplicações sobre diversos modelos de câmeras de segurança!
Câmera de segurança infravermelho
A câmera infravermelha é fabricada com LEDS (diodo emissor de luz), que acende quando o sensor identifica ausência de iluminação para ter uma imagem clara e objetiva. Essas características técnicas fazem com que a câmera com infravermelho seja indicada para períodos e locais com baixa luminosidade.
Câmera de segurança bullet
As câmeras bullet recebem este nome justamente por seu formato ser projetado para fora, como o cano de uma arma de fogo.
Dentre os vários modelos de câmeras de segurança, a bullet é a mais adquirida, uma vez que ela possui uma variedade de formatos e cores.
Além disso, as câmeras bullet podem ser instaladas externamente e ainda contam com LEDS infravermelho para funcionamento em ambientes escuros.
Este tipo de câmera é ideal para ambientes externos, uma vez que o seu formato evidencia a presença de um circuito de segurança, inibindo visualmente a ação de bandidos.
Câmera de segurança dome
Este modelo de câmera, assim como a Bullet, recebe o nome por seu formato, mas neste caso não sendo projetado como uma arma de fogo, contudo, contém o design de uma doma.
As câmeras domes são bastante difundidas no uso interno das instalações como salas, comerciais, elevadores e recepções, visto que o seu modelo discreto e pequeno não chamam tanto a atenção e colaboram para a estética do ambiente.
O modelo é bastante popular, uma vez que garante discrição e alta eficiência para qualquer residência ou estabelecimento, inclusive para ambientes externos.
A câmera dome ainda conta com a vantagem de possuir uma cápsula que cobre a lente, impedindo a identificação da direção em que as imagens estão sendo capturadas.
Câmera de segurança Speed Dome
A câmera speed dome, trabalha em geral com diversas características de movimento, como:
- PTZ – Pan: a câmera se movimenta no sentido panorâmico/horizontal
- Tilt: a câmera se movimenta no sentido de inclinação/vertical
- Zoom: a câmera te possibilita aproximar a imagem em um ponto específico da cena
Desta forma, a speed dome pode se movimentar em um ângulo de 360º, além da possibilidade de controle de maneira remota através de uma mesa controladora ou software controlador.
Sua aplicação ideal é local com alto fluxo de movimentação, como vias públicas.
Vale salientar que ela deve ser instalada em conjunto com outro modelos de câmeras, já que em um possível uso do zoom para focar em determinado ponto da cena, vários pontos cegos são abertos.
Câmera de segurança IP
A câmera de segurança IP não se refere a um modelo específico das câmeras de segurança, mas à tecnologia utilizada nelas. O IP tem um servidor interno que envia todas as imagens captadas pela câmera direto para a internet, e possibilitando acessar câmeras de segurança pela internet
Existem ainda duas variações das câmeras com tecnologia IP: um modelo com fio e outro com funcionalidade wireless.
Câmera de segurança camuflada
As câmeras de segurança camufladas são feitas para ficarem escondidas. São usadas por quem deseja flagrar alguma situação sem ser notado.
Mas, por ser um modelo muito pequeno e discreto, a câmera camuflada não filma com ótima resolução.
Câmera de segurança pinhole
As câmeras de segurança pinhole são completamente pequenas e possuem lentes do mesmo tamanho de uma cabeça de alfinete. Assim como as câmeras de segurança camufladas , elas são recomendadas para locais onde é necessário camuflar as condições de segurança.
Mini câmera de segurança
As minis câmeras de segurança são fabricadas em tamanhos e designers extremamente pequenos. Elas são mais recomendadas para espaços internos que necessitem de muita discrição, mas também é possível utilizá-las em áreas externas.
A vantagem é que dá para instalar a mini câmera em qualquer lugar, mas esses modelos não filmam com perfeita precisão.
Câmera de segurança sem fio
As câmeras de segurança sem fio possuem tecnologia wireless para conectar à internet. A ausência de muitos fios e cabos faz com que seja possível usar esse tipo de equipamento em quase todos os lugares.
Vale salientar que é usar necessário cabos para conectar a câmera à rede elétrica.
Câmera de segurança box
A câmera de segurança box é um modelo de câmera que perdeu bastante espaço nos projetos de CFTV convencionais, permanecendo usual apenas em aplicações específicas ou que exigem grande escalabilidade.
Em geral, as câmeras box possuem uma maior quantidade de recursos e configurações, entretanto, elas não são muito comuns nas casas, comércios e empresas.
A grande vantagem deste tipo de câmera é que geralmente as lentes podem ser substituídas fazendo com que a mesma câmera ofereça diferentes ângulos e resoluções.
Câmera de segurança fisheye
A câmera fisheye é um tipo verdadeiramente funcional e apropriado para vigilância interna. Ela recebe este nome, pois a sensação de cena que ela produz é parecida com um olho de peixe.
Esse modelo de câmera consegue cobrir 360º panorâmicos sendo instalada em teto/piso ou 180º panorâmicos se instalada em paredes. Por isso, é muito usado em locais com muito fluxo de pessoas, como em aeroportos, shopping centers e call centers.
Câmera de segurança AHD
Mais conhecida como “Alta Definição Analógica”, a câmera de segurança AHD não é digital, mas permite captação de imagens em alta definição e armazenamento de dados.
Na imagem abaixo, separamos alguns modelos de câmeras de segurança.
Se você deseja aprender mais sobre como deixar o seu imóvel seguro e como instalar cerca elétrica com alarme, recomendamos que você assista o vídeo abaixo!
Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos para que eles possam aprender também. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou sugestão, manda pra gente nos comentários abaixo e te responderemos!